Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

14/09/2019 às 17:43:00
SAAE de Itaúna institui plano de consumo consciente d’água em alguns bairros da cidade

Cidade enfrenta um rodízio de reservação em função da redução do volume de água do 7º Reservatório que abastece o lado oeste.

Neste sábado (14), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto–SAAE deu início ao plano de racionamento de água no município, a fim de equilibrar o fornecimento dos bairros que são abastecidos pelo Reservatório 7 (Novo Horizonte), que por sua vez, não está conseguindo fazer a reservação necessária para suprir a demanda da referida região.

A ação tem sido executada por meio de manobras de fechamento de registros dos demais reservatórios da cidade, com o intuito de permitir que a captação seja direcionada ao empreendimento em defasagem. O que implica a participação de toda a população itaunense no consumo consciente da água.

O problema que a Autarquia está enfrentando no momento é decorrente do aumento populacional e da falta de planejamento hídrico, acarretado ao longo dos anos. Atualmente, a construção de novos bairros na cidade somente é permitida, mediante a apresentação do projeto contendo a colocação de seu próprio reservatório.

Vale ressaltar que a Estação de Tratamento de Água-ETA, está atuando normalmente, ou seja, com vasão de 350l/s. E que a barragem Dr. Augusto Gonçalves de Souza (Barragem Velha), responsável por abastecer a cidade, está cheia, mesmo considerando o tempo de estiagem que várias cidades de Minas, incluindo Itaúna, estão enfrentando.

O Reservatório R7 é responsável por fornecer água para os seguintes bairros: Novo Horizonte, Garcias, Aeroporto, Residencial São Geraldo, São Geraldo, Parque Jardim, Res. Santanense, Santanense, Morada Nova, Cidade Nova, Murilo Gonçalves, Peixotas, Itaunense, Santa Edwiges, Três Marias, Godofredo Gonçalves, Vale dos Ipês, Alphaville, Santanense, Piedade, Belvedere, Cerqueira Lima, Graças e as comunidades rurais de Campos, Lopes,  CDI e Fazendinha.

Construção de um novo reservatório

O Município conseguiu a aprovação de R$ 10 milhões para a construção de um novo reservatório, que atenderá de forma eficiente a região próxima ao bairro Morada Nova, que hoje é abastecida pelo Reservatório 7– R7. 

Com a capacidade de armazenamento elevada, além de descartar possíveis situações de desabastecimento, também contribuirá com a equipe do SAAE, proporcionando mais tranquilidade para a realização de manutenções do sistema de abastecimento, sem que esses trabalhos ocasionem também, desabastecimento temporário.

O Reservatório do Morada Nova terá capacidade para armazenar 2.500 metros cúbicos de água, ou seja, 2,5 milhões de litros, que preencherão em menos de cinco horas o seu interior, devido a construção de uma estação elevatória também planejada como forma de melhorar o sistema de abastecimento local.

 

 

 


Fonte: COMSAAE
 
 
 
 
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
Brasão rodapé
Icone rodapé
ENDEREÇO
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
CEP: 35680-205
ATENDIMENTO
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia