Uma equipe do SAAE, composta pelos servidores Gustavo Guzzo Netto, projetista; Jacer Pereira Arcanjo projetista; Fernando Roberto Batista Xavier, chefe do setor de Manutenção e Eletromecânica, e, Adriano Nogueira de Faria – engenheiro, participou em São Paulo do 36º Encontro da Associação de Engenheiros da SABESP/Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e da FENASAN 2025/Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. Os eventos foram realizados pela SABESP – Cia. de Saneamento Básico de São Paulo, na Expo Center Norte, na capital paulista.
A participação dos servidores da autarquia teve como objetivo a aquisição de novos conhecimentos, troca de experiências e o acompanhamento dos lançamentos mais recentes em equipamentos para o tratamento de água, e, principalmente o manejo do esgoto residencial, através das várias ETECs instaladas em áreas urbanas e rurais de Itaúna. Outra novidade observada pelos servidores foi da área de telemetria, equipamento necessário para controle do nível de água nos reservatórios.
E foi justamente na área de esgotamento sanitário que os servidores buscaram trazer novas tecnologias para os efluentes. A exemplo, no bairro São Bento existe uma ETEC com sistema de bombeamento de esgoto tratado, que exige manutenção semanal. Entre as novas soluções será possível bombear diretamente o esgoto bruto até à ETE – Estação de Tratamento de Efluentes instalada no Distrito Industrial, chamada elevatória seca. Com isso, elimina-se manutenção diária, transbordamento de fezes, mal cheiro, deslocamento de caminhão de hidrojateamento etc. Outra novidade no setor de saneamento é a elevatória container que já vem com todo sistema de bombeamento e automação prontos para ser instalados no local a ser atendido, necessitando apenas de uma base para isto, eliminando as etapas de alvenaria, aquisição de terrenos etc.
“Foi totalmente proveitosa a participação de nossa Equipe. Conseguimos atingir o objetivo de adquirir novos conhecimentos, em vários segmentos, principalmente na parte de elevatórias de bombeamento de esgoto. Nos nossos três dias de participação conhecemos muitas soluções para os problemas enfrentados diariamente no SAAE”, resumiu Fernando Roberto Batista Xavier, chefe do setor de Manutenção e Eletromecânica.