Além do abastecimento de água e o manejo dos esgotos sanitários, o SAAE de Itaúna tem outras atribuições no processo geral de serviços sanitários públicos do Município. Desta forma, cabe à autarquia o gerenciamento dos resíduos sólidos (coleta de resíduos secos e molhados, a disposição final em aterro sanitário e o monitoramento) e a varrição de logradouros públicos.
Para dar mais qualidade à limpeza pública da cidade, na coleta do lixo molhado e da varrição das ruas do município, o SAAE acordou com a empresa a obrigação de colocar em Itaúna caminhões mais novos para a coleta do lixo e a instalação de contêineres no centro da cidade. Assim, hoje a frota é composta por 6 caminhões compactadores de recolhimento do lixo urbano (2 dos quais adaptados para coleta mecanizada). Em termos de modernização dos serviços, destaca-se, em caráter experimental, a “coleta conteinerizada”. Depois de muito tempo sem modernizar o serviço, esse modelo conta com contêineres, que são equipamentos auxiliares da limpeza pública. Experimental-mente, serão 20 unidades, todos novos, com capacidade de armazenamento de 1.000 litros de lixo, instalados na área central de Itaúna.
De acordo com o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, “a coleta conteinerizada melhora as condições de armazenamento do lixo para que não haja espalhamento, além de garantir a eficiência e a salubridade, já que os coletores deixam de manusear o lixo para lançá-lo no caminhão compactador, que revira o container mecanicamente”.
VARRIÇÃO AMPLIADA APRESENTA RESULTADOS QUE ATENDEM A EXPECTATIVA
O serviço de varrição das principais ruas de Itaúna, desde junho de 2025, também é de responsabilidade do SAAE e está alocado no contrato com a Quantum. Com o aumento de servidores, que passou de 23 para 50 varredores, os números são os melhores dos últimos anos.
A melhoria no asseio da cidade é visível não só nas ruas como também nos números. No primeiro mês de medição, comparado ao contrato antigo, a quantidade de resíduos de varrição entregue no aterro sanitário foi de 26,15 toneladas, equivalente a um incremento de 50% em relação ao mesmo período dos anos anteriores. Para o diretor-geral, Nilzon Borges, o SAAE, nesta nova administração, tem feito esforços contínuos de melhoria na qualidade e agilidade dos serviços prestados à comunidade itaunense. “Estamos trabalhando para a melhoria constante nos serviços de coleta, tratamento e distribuição de água, na coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário, bem como nos serviços de varrição, coleta dos lixos seco e molhado e a correta destinação deles. A Equipe está empenhada em atender ao cidadão itaunense com serviços de qualidade, com seriedade e respeito”, realçou Borges.