No dia 16 de julho, à tarde, foi realizado na Sala de Treinamento do SAAE o primeiro encontro integrando servidores do SAAE, Prefeitura Municipal e Quantum Engenharia. O evento contou com palestras de Anna Jéssica Costa (mestre em Direito pela UFMG, especialista em Direito do Trabalho e Público) e de Marina Souza Alves (advogada, pós graduanda em Processo do Trabalho).
As profissionais abordaram a Norma Regulamentadora nº 38 (NR-38), que estabelece condições de segurança e saúde no trabalho voltadas à limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Destacaram a importância do curso de capacitação sobre a NR-38 e orientaram sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, botas com biqueira de aço, máscaras, protetores faciais e vestimentas impermeáveis.
O curso tem por objetivo preparar os profissionais para identificar riscos, aplicar procedimentos seguros, seguir exigências legais e adotar práticas sustentáveis. O uso de EPIs é obrigatório e fundamental para proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos.
Já nos dias 17 e 18 de julho de 2025, quintas e sextas-feiras, as rodadas os treinamentos sobre a NR 38 tiveram continuidade. No dia 17, na Sala de Treinamentos do SAAE, de 8 às 11 h, acontece o encontro envolveu funcionários do SAAE, da prefeitura e da Quantum Engenharia com palestra da dra. Anna Jéssica Costa.
Já no dia 18 de julho, sexta-feira, de 9:30 às 11:30 h, será realizado um bate papo sobre segurança na triagem de lixo, no aterro sanitário da COOPERT – Cooperativa de Reciclagem e Trabalho de Itaúna, localizada na Fazenda das Três Barras, também com participação da dra. Anna Jéssica. Todos os participantes receberão certificados de conclusão e os treinamentos serão gratuitos para os servidores envolvidos na limpeza pública de Itaúna.
Para Nilzon Borges, diretor-geral do SAAE “além de cumprir uma obrigação imposta por legislação de leis sanitárias para o setor, estes eventos serão muito importantes para que possamos melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos servidores envolvidos na limpeza do município, capacitando-os a atuar com mais empenho e segurança nas atividades com o lixo, varrição e destinação corretas de inservíveis”.