A OUVIDORIA é um instrumento de aprimoramento, modernização e humanização da relação entre administração e cidadãos viabilizando a ampliação do espaço necessário para o pleno exercício do direito, avaliação e controle da gestão pública, requisito indispensável para a consolidação de nossa democracia.
Tem a finalidade de ampliar a qualidade dos serviços prestados, pois irá integrar mais fortemente a organização, atendendo o universo de necessidade do usuário/cidadão.
VALORES DA OUVIDORIA
- Comprometimento ético;
- Igualdade de tratamento aos usuários;
- Transparência nas ações;
- Compromisso com o serviço público;
- Envolvimento com a missão da instituição;
- Valorização dos servidores e atos da Administração Pública.
METAS DA OUVIDORIA
- Identificar a necessidade dos usuários para a aproximação dos cidadãos;
- Identificar as áreas que estejam merecendo atenção diferenciada demonstrando-as aos dirigentes;
- Identificar oportunidades de melhoria para evitar futuros casos de insatisfação, encaminhando sugestões de aprimoramento aos gestores.
As manifestações poderão ocorrer de várias formas, sendo elas:




- Reclamação: Fato de opor-se a algo ou protestar, queixar-se de alguma desconformidade, reivindicar ou exigir algo que foi injustamente tomado.
- Elogio: É um comentário ou observação favorável sobre determinada coisa, normalmente usado para evidenciar os aspectos positivos, as pessoas fazem elogios como um modo de demonstrar a satisfação em relação a algo que foi feito por outros indivíduos.
- Sugestão: Além de ser usado por diversas pessoas em várias situações e contextos diferentes. A sugestão não deixa de ser uma proposta ou insinuação diante de uma ideia.
- Denúncia: E uma forma de tomar providência contra algo errado que esta acontecendo em prejuízo de outrem.
- Solicitação de Informação: A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é à base do conhecimento.
O Registro poderá ser feito de maneira presencial, via telefone ou online:
1) ATENDIMENTO PRESENCIAL: Rua Nono Ventura, nº 394, Lourdes, Itaúna/MG.
Horário de atendimento: de 08hs às 16hs
2) ATENDIMENTO TELEFONE: (37) 3249-5800
Horário de atendimento: de 08hs às 16hs

