Ir para o conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
14
14 MAI 2020
Últimos trabalhos para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Itaúna

Serviço Autônomo de Água e Esgoto–SAAE contrata empresa responsável por fornecer material filtrante para os Filtros Percoladores.

Na tarde desta quarta-feira (13), foi transmitido pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, diretamente do gabinete do Prefeito Neider Moreira, a oficialização da contratação da empresa Dinamus Componetes Ambientais Ltda, responsável por fornecer o material filtrante (suporte) que recebe a matéria orgânica composta por bactérias aeróbicas que auxiliam no sistema de tratamento do esgoto por meio de dois Filtros Percoladores.

“A aquisição deste material filtrante é de extrema importância para o processo de tratamento de esgoto. E a satisfação que fico enquanto Prefeito, é de ver que vai se tornando realidade um sonho de 30 anos por parte dos Itaunenses. Esta estação de tratamento de esgoto vai dar possibilidade ao Município de tratar 100% do seu esgoto urbano, ou seja, uma das pouquíssimas cidades do estado de Minas Gerais, quem sabe do Brasil, que tem a possibilidade de tratar todo o seu esgoto produzido, devolvendo-o ao rio que na maioria das vezes abastece a cidade, no caso de Itaúna, o Rio São João. ” Disse o Prefeito Neider Moreira.

O suporte de polipropileno que armazenará as colônias de bactérias aeróbicas possui 25,5m de diâmetro e o volume de 1.711,53m³ cada, totalizando 3.423,06m³. Já a contratação foi realizada por meio de Processo Licitatório, no valor de R$2,340 milhões, com previsão de início das obras nos próximos dias e duração de seis meses para a execução total da colocação das estruturas nos filtros, sendo dividida em duas etapas:

Fabricação e montagem do Filtro Biológico I;

Fabricação e montagem do Filtro Biológico II.

O material de Polipropileno–PP é de baixa absorção a umidade, possui alta resistência mecânica, química, proteção UV e é atóxico. Além de possuir área superficial de tratamento de 160m²/m³, muito superior à pedra de Gnaisse–método arcaico usado desde a construção das primeiras estações de tratamento, com aproximadamente 50m²/m³, ou até mesmo escória de alto forno que possuí área superficial de tratamento de cerca 100m²/m³. Portanto, o meio suporte em PP gera um aumento de mais de três vezes na eficiência do tratamento referente à pedra de Gnaisse, e de quase duas vezes no caso da Escória.

“É importante ressaltar também, que por mais que programemos uma data especifica para a inauguração da ETE, há inúmeras variantes que podem influenciar direta ou indiretamente nessa programação, como períodos de chuva e até mesmo o repasse de verba do Governo Federal. Lembro-me que já passamos pela greve dos caminhoneiros e agora estamos diante de uma Pandemia, e tudo isso deve ser levado em consideração. Contudo, já concluímos várias partes do processo e a cada dia que passa se torna mais tangível a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Itaúna. ” Afirma o Diretor Geral do SAAE, Arley Cristiano Silva.

Sobre o Filtro Percolador

Filtro Biológico Percolador é um sistema de tratamento secundário de tratamento de esgoto, cujo princípio de funcionamento é a remoção de matéria orgânica do efluente, feita através do crescimento microbiano, na superfície de um material de suporte sobre o qual o esgoto é despejado continuamente e percolam até a parte mais baixa do filtro.

Sendo um tratamento secundário, o mesmo deve ser iniciado com um tratamento preliminar e primário, e após o filtro, o efluente ainda passará pela fase de decantação, para remoção dos sólidos remanescentes.

CE-701-Proceso-de-biopelcula-gunt-72-add_1

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UM FILTRO PERCOLADOR:/MODELO

  1. Afluente/Água Residual
  2. Processo de Recirculação
  3. Drenagem do Filtro Percolador
  4. Tanque de Deposito Tampão
  5. Efluente
  6. Suporte de Polipropileno
  7. Distribuidor
  8. Aberturas de Aeração

Obs: Imagem meramente ilustrativa. Nosso sistema não possui os números 2 e 4.

 

Galerias de Fotos Vinculadas
14/05/2020
Serviço Autônomo de Água e Esgoto–SAAE contrata empresa responsável por fornecer material filtrante para os Filtros Percoladores.
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
Icone rodapé
ENDEREÇO
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
CEP: 35680-205
ATENDIMENTO
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia