Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
18
18 NOV 2019
Itaúna sedia 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento
Foto Noticia Principal
Foto Noticia Principal Grande
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Foto pequena 3
Foto pequena 4

O evento tem como tema central “Gestão Pública Sustentável”

Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), por meio da Regional de Minas Gerais, deu início nessa terça-feira, 12 de novembro, ao 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento. O evento reuni municípios e profissionais do setor até a próxima quinta-feira, 14.

O Congresso Mineiro tem como tema central “Gestão Pública Sustentável”, buscando promover a troca de experiência entre os municípios e ampliar o conhecimento dos participantes para a melhoria dos serviços de saneamento básico. A programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações de experiências exitosas e visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto de Itaúna (ETE).

“Itaúna está sediando de 12 a 14 de novembro o 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento. Um evento onde estão acontecendo cursos, debates, bate-papo e uma importante discussão dos rumos do novo marco regulatório de saneamento. Contamos com pessoas de diversas regiões, ou seja, com grande representatividade em todo país”, comenta o diretor-geral do SAAE, Arlei Cristiano da Silva.

“Nós sabemos que além de uma implantação de saneamento básico que tem reflexo em políticas de saúde, temos a repercussão nas políticas ambientais. Então é muito importante valorizarmos a universalização do acesso adequada dos resíduos sólidos urbanos. Uma boa ou má qualidade do saneamento influencia diretamente na qualidade dos nossos rios e bacias hidrográficas, e é por essa razão que nós viemos aqui hoje prestigiar o congresso, salientando o quanto é importante essa política para o poder público, estados e municípios”, expõe o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Germano Vieira.

O secretário explicou ainda o grande projeto-piloto para a cidade “a adoção de sacolas biodegradáveis, para que a própria população tenha um engajamento ainda maior na separação dos resíduos para facilitar, inclusive, na parte da cooperativa, além é claro, de aumentar a vida útil do aterro sanitário. Um viés social, ajudando as famílias que são verdadeiras empreendedoras do bem, e ainda, desenvolver a economia local, ao passo que nós estamos também preservando o meio ambiente”, explica.

“Sem dúvida alguma estamos caminhando para a universalização do atendimento do saneamento básico. Pretendemos inaugurar a nossa Estação de Tratamento de Esgoto no próximo semestre, com atendimento de 100% do esgoto urbano. Caminhamos muito bem na questão da coleta seletiva, que nos permite, agora, com esse novo projeto-piloto do Governo do Estado, otimizar a atuação dessa coleta seletiva e criar cada vez mais uma cultura de separação do lixo seco e molhado, que é mais do que isso, é pensar em estender a vida útil do nosso aterro sanitário”, finaliza o prefeito, Neider Moreira de Faria.

Estiveram presente na solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Germano Vieira, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rogério Siqueira, representantes da Assemae, Aparecido Hojaij e Esmeraldo Pereira Santos, o secretário Executivo da secretaria de Meio Ambiente, Hidelbrando Neto, subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, além de autoridades do alto escalão do Governo do Estado.

O evento contou ainda com a presença do vice-presidente da mesa diretora da câmara, Hudson Rodrigues Bernardes, o secretário da mesa diretora, Lacimar Cesário da Silva, a vereadora Gláucia Maria Santiago, o vereador Antônio José de Faria Júnior (Da Lua), além do secretariado municipal.

Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)

Criada em 1984, a Assemae é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que busca o fortalecimento e desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento básico, responsáveis pelos sistemas de bastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana. A entidade possui reconhecimento nacional e internacional, com destaque para a conquista do Prêmio Lúcio Costa em 2017, uma das mais importantes honrarias concedida pela Câmara dos Deputados.

Fonte: Ascom
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
Brasão rodapé
Icone rodapé
ENDEREÇO
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
CEP: 35680-205
ATENDIMENTO
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia