Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

18/10/2019 às 17:32:00
Servidoras do SAAE na luta contra o câncer de mama

Campanha reforça a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE também está na luta contra o câncer de mama e de colo de útero. A autarquia aderiu, pelo segundo ano consecutivo, à campanha Outubro Rosa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o 7º Período de Enfermagem da Universidade de Itaúna–UI.

Nesta quarta-feira (16), as servidoras do SAAE se reuniram a fim de aprenderem um pouco mais sobre o diagnóstico e as formas de prevenção. A enfermeira Luane Assad Mitre foi a responsável por ensiná-las as técnicas de realização do autoexame, além de abordar os fatores de risco e as formas de prevenção. O evento que contou também com a participação dos alunos Elton Araújo, Maria Teresa de Oliveira, Wilder Gomes e Wiviany de Faria do 7º Período de Enfermagem da Universidade de Itaúna–UI.

Um dos momentos marcantes foi o testemunho de Edir, que após ser diagnosticada com câncer retroperitoneal e mama, em tempos distintos, não se entregou à doença e lutou com fé, a fim de superar esses grandes obstáculos em sua vida. Hoje, curada, converteu todo o sofrimento em uma linda história de fé, amor e esperança, como sinônimo de sua purificação e referência de superação para aqueles que assim como ela, precisam ser firmes e fortes na luta contra o câncer.

Quanto mais cedo o câncer de mama e/ou de colo de útero é diagnosticado, maior a chance de cura. E para reforçar a importância do autocuidado, a campanha se destina à conscientização sobre o tema. Durante todo o mês, diversas atividades especiais têm sido promovidas. Uma delas é a fixação de cartazes nos banheiros com informações sobre o câncer e o autoexame de mama, possibilitando às mulheres a observância e a realização do procedimento.

Sobre o Outubro Rosa

Criado na década de 1990, o movimento Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2010 e, desde então, ganha destaque anualmente, com diversas ações que visam o combate ao câncer de mama e do colo de útero. A proposta da mobilização é envolver toda a população, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres, a partir da prevenção e do diagnóstico precoce.

Em Itaúna, atividades de estímulo à saúde da mulher estão sendo desenvolvidas em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, durante este mês. O objetivo é conscientizar as itaunenses sobre a importância da prevenção.

 


Fonte: COMSAAE
 
Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 18 de OUTUBRO de 2019
Servidoras do SAAE na luta contra o câncer de mama

 
 
 
 
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
Brasão rodapé
Icone rodapé
ENDEREÇO
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
CEP: 35680-205
ATENDIMENTO
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia