O SAAE promoveu dois eventos educacionais para os servidores da autarquia neste início de fevereiro. Primeiramente, na ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, no dia 3 de fevereiro, manhã de terça-feira, os funcionários participaram do Treinamento de Tratamento de Efluente Sanitário, com palestra ministrada por Lucas Galvão, engenheiro sanitarista e ambiental com vasto currículo na área. Ele mostrou os aspectos principais do sistema de esgotamento sanitário, tratamento preliminar, reator UASB, filtro biológico, decantador secundário e princípio do tratamento aeróbico.
Já no dia 04, quarta-feira, com prosseguimentos nas manhãs dos dias 05 e 06, servidores participaram do treinamento de capacitação da aplicação da nova lei de licitação 14.133/2021, que foi promulgada em janeiro de 2024 em substituição à antiga lei 8.666/1993. O treinamento foi ministrado por videoconferência da advogada Alice Macedo, da Uni Consultoria e é patrocinado pela ASSEMAE – Associação Nacional do Serviços Municipais de Saneamento. Alice é consultora especializada em Compras Públicas, reconhecida por sua atuação na capacitação de servidores municipais e estaduais para a implementação da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Ela ministra treinamentos focados em aspectos práticos, como o processo administrativo licitatório, diálogo competitivo, novas hipóteses de inexigibilidade e dispensa de licitação. O treinamento abordou, desde a redação dos Termo de Referência, ETP e e/ou Projeto Básico até à confecção do Edital de Licitação e sua publicação oficial nos canais de comunicação adequados.
Para o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, “capacitar nossa equipe de servidores é um dos objetivos da administração. Como diz o ditado, o saber não ocupa lugar! Melhorar processos, modernizar ações e atuações contribuem muito para dar mais agilidade à prestação de serviços do SAAE, ofertando água de qualidade à toda comunidade itaunense”.