Em reunião realizada no dia 14 de novembro, na Sala de Treinamentos do SAAE, o Grupo Permanente de Educação Ambiental, que reúne membros servidores da autarquia e da prefeitura municipal de Itaúna, fez um balanço das atividades realizadas até este momento.
Os principais destaques das ações educativas do segundo semestre foram: realização de vários eventos de plantação e distribuição de mudas - frutíferas, ornamentais e ciliares, coleta de sementes diversas, visitas guiadas a entidades de ações ambientais, envolvimento de diversas escolas com contação de estórias, participação no desfile de 7 de setembro, coleta de sementes e produção de mudas, etc. Grande destaque foi dado ao trabalho realizado nas escolas públicas municipais, com a execução do projeto “Guardiões da Natureza de Itaúna – Cuidando do nosso Rio São João e do Nosso Planeta”, com resultados excelentes e grande envolvimento de toda comunidade escolar.
Além das escolas, as ações de educação ambiental realizadas no segundo semestre envolveram também as secretarias municipais de Educação, Urbanismo e Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde, Horto do SAAE, ETA, ETE e outras gerências do SAAE.
Na mesma reunião também foram analisadas a proposta de intervenção na região do Parque Ecológico Verde Vida, no bairro Itaunense, a ser apresentada à VLi, e, a formalização oficial do Grupo Permanente de Educação Ambiental, através de decreto do prefeito municipal. O grupo também tratou da continuidade do Projeto “125 anos - 125 mudas”. Essa foi a quinta reunião do Grupo, que caminha para consolidar-se mais fortemente, com foco em ações futuras, mirando a Educação Ambiental como um caminho para grandes transformações sociais.