O reservatório do SAAE localizado no Monte Moriá, entre os bairros Morro do Sol e Morada Nova, foi inaugurado pela administração anterior da autarquia mas nunca funcionou em sua totalidade. Ele tem capacidade de reservação de 2 milhões e 500 mil litros de água e está diretamente ligado ao R7, o reservatório que fica no bairro Novo Horizonte e consegue armazenar 3 milhões e 100 mil litros de água em suas duas unidades juntas.
Nos anos anteriores, a administração da época construiu o reservatório e uma estação elevatória com 3 motores de 30 CV cada um (380 Volts) e 3 bombas de 3 estágios cada uma, com capacidade de adução de 400 m3 por hora. Em números mais simples, duas bombas trabalhando juntas conseguem aduzir 800 mil litros de água por hora dentro do reservatório. Hoje, para os testes da rede e o reservatório, está sendo usado um gerador de energia de 500 kva (380 volts de saída). Junto à CEMIG já foi solicitada a instalação de um transformador no SAAE, exclusivamente para atender à elevatória, com capacidade de 750 KVA.
Além da elevatória, foi testada também a rede que tem 1.400 m de tubos de ferro, de 500 mm de diâmetro, desde a ETA até ao Monte Moriá. Do reservatório a quase totalidade da água é levada até ao R7 – reservatório do Novo Horizonte, através de uma rede de 1.350 m, com tubos de 400 mm.
Desta forma o reservatório do Monte Moriá e o R7 são os principais abastecedores de toda a região Oeste de Itaúna, compreendendo dentre outros bairros, o Morada Nova, Santa Edwiges I e II, Cidade Nova I, II e III, Murilo Gonçalves, Três Marias, Aeroporto, Santanense, Residencial Santanense, Cerqueira Lima, Lopes, Campos etc.
Do reservatório do Monte Moriá sai também uma rede acessória, diretamente ligada ao reservatório do Cidade Nova. Para o funcionamento desta rede, o SAAE construiu este ano 425 m de rede, entre a rotatória da Rua Ana de Faria Dornas, no bairro Morada Nova, até ao booster da Praça central da Igreja do Bairro Cidade Nova. Esta obra possibilitou a ligação direta do reservatório do Monte Moriá ao reservatório do B. Cidade Nova.
O diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, ao comentar a realização dos testes afirmou que “ficamos muito satisfeitos com os resultados finais obtidos. Constatamos alguns vazamentos na rede principal, no bairro Morro do Sol, até em função do tempo em que ela ficou em desuso. Estas falhas foram corrigidas e o volume de água que chegou até ao Monte Moriá foi muito satisfatório. Acreditamos que, com outras obras acessórias, não tenhamos mais reclamações de desabastecimento na Região Oeste a não ser por desligamentos pontuais nas redes principal e acessórias em razão de manutenções preventivas ou corretivas”.