No ano passado, chuvas torrenciais destruíram parte da ponte de ligação entre o Distrito Industrial da Fazendinha e as comunidades rurais de São José de Pedras e Brejo Alegre. Próxima à ponte, ficava instalada uma ETEC – Estação de Tratamento de Efluentes Compacta que recebia e fazia o tratamento primário de todo o esgoto residencial das casas da localidade, com lançamento do resíduo limpo no Rio. As chuvas levaram-na por completo destruindo toda a estação. Agora, para corrigir o problema sanitário causado pelas chuvas, o SAAE iniciou a construção de uma nova ETEC em Pedras, localizada próximo à ponte sobre o Rio São João, entre São José e o Brejo Alegre. A previsão é de que as obras de construção civil, que estão em ritmo acelerado, sejam terminadas em breve. A partir daí faz-se a ligação da mesma às redes de captação e tratamento do esgoto sanitário.
 
 Obras que beneficiam as comunidades rurais
A nova ETEC faz parte de um conjunto de obras realizadas nas comunidades rurais de Pedras e Brejo Alegre. Há pouco tempo a capacidade de reservação de água para essas comunidades foi duplicada. Existiam nesses locais dois reservatórios novos de água, com capacidade total de armazenamento de 200 mil litros d´água. O SAAE fez a recuperação de dois reservatórios, mais antigos e inativos, e assim Pedras e Brejo passaram para uma reservação total de 400 mil litros d´água.
Está prevista para este final de ano ainda o início da construção de uma rede de abastecimento de água que será instalada a partir do Distrito Industrial da Fazendinha chegando até aos dois reservatórios de água de São José de Pedras. Hoje, o sistema de Pedras conta com água retirada de poço profundo. A nova rede vai colocar ponto final em desabastecimento pontuais em Pedras em razão da variação de produção de água, problema muito comum nesses poços, principalmente em grandes períodos de seca.
Também beneficiando outras zonas rurais, este ano foram perfurados novos poços profundos no Sumidouro, Recanto dos Pássaros e Cachoeirinha.