Em comemoração ao Dia da Árvore e à chegada da primavera o SAAE e a Prefeitura Municipal de Itaúna deram início, nesta segunda-feira, (22), a uma ação ambiental que promete marcar a história da cidade: o plantio de 125 mudas de árvores em diversos pontos do município. A primeira muda, um Manacá da Serra, foi plantada às margens do Rio São João, no bairro Sion, simbolizando o compromisso com a preservação ambiental e o futuro sustentável da cidade. A ação foi idealizada pelo Grupo Permanente de Educação Ambiental que reúne servidores do SAAE e funcionários das secretarias municipais de Educação e Regulação Urbana.
125 árvores para 125 anos de Itaúna
O número de mudas não foi escolhido por acaso. Até 16 de setembro de 2026, data em que Itaúna celebrará seus 125 anos de emancipação, serão plantadas mensalmente mais 124 árvores nativas ou frutíferas em locais simbólicos. A iniciativa busca unir memória histórica, consciência ecológica e valorização dos espaços públicos, tornando a cidade mais verde, saudável e acolhedora.
Primavera e renovação
A coincidência com o início da primavera reforça o caráter renovador da ação. A estação das flores inspira esperança e crescimento, valores que se refletem no projeto de arborização urbana liderado pelo SAAE e pela Prefeitura.
Compromisso com o futuro
Durante o evento, o prefeito Gustavo Mitre destacou a importância da iniciativa e anunciou um plano ainda mais ambicioso: o plantio de cerca de duas mil novas mudas de árvores em toda a área urbana de Itaúna nos próximos anos. “Estamos resgatando a vocação bucólica da nossa cidade, que sempre cuidou bem da sua flora. Queremos que Itaúna continue sendo referência em qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, afirmou Mitre.
Mais verde, mais vida
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade, a biodiversidade e o bem-estar da população. Com o apoio da comunidade e de parceiros, Itaúna segue firme na construção de um futuro mais verde e consciente.