RESERVAÇÃO DE ÁGUA EM PEDRAS E BREJO ALEGRE PASSA DE 200 PARA 400 MIL LITROS
Uma boa notícia para uma das mais movimentadas regiões rurais de Itaúna, a que engloba as comunidades de São José de Pedras e do Brejo Alegre. O SAAE concluiu o trabalho de recuperação de dois reservatórios que estavam inativos nessas localidades. Desta forma, em São José de Pedras, que já possuía um reservatório novo de 100 mil litros, passa a contar com outro, mais antigo, também com capacidade de armazenamento de 100 mil litros de água. A mesma situação foi agora adequada no Brejo Alegre que possuía um reservatório novo de 100 mil e passa a contar também com outro, com a mesma capacidade. Ao final dos trabalhos a capacidade de armazenamento de água em Pedras e Brejo passou de 200 para 400 mil litros de água. Ainda como medida de ampliação do abastecimento, foi perfurado um novo poço profundo em São José de Pedras, no mesmo local do anterior, que teve vazão comprometida.
Nova rede está em projeto
Outra boa notícia para a região é a de possibilidade de instalação de uma nova rede adutora para São José de Pedras. O projeto prevê a construção da rede, diretamente interligada às redes da ETA – Estação de Tratamento de Água do bairro de Lourdes, iniciada a partir do Distrito Industrial da Fazendinha, seguindo até à comunidade. Ao final de sua implantação, o abastecimento nas duas comunidades contará com a água captada nos poços profundos (“poços artesianos”), somada à água abastecida pela nova rede. Com a medida, a expectativa é que Pedras e Brejo não sofram mais com falta de água em suas residências.
Outras ações na zona rural de Itaúna
Em busca de mais eficiência no abastecimento de diversas localidades da zona rural itaunense algumas ações estão sendo efetivadas pelo SAAE. Perfuração de novos poços profundos: no Sumidouro, que apresentou vazão extraordinária de 30 mil litros/hora; em Carneiros (9.600 litros/h), e, na Cachoeirinha (6.000 litros/hora). Todos os poços já se encontram regularizados com portaria de outorga junto ao IGAM. Perfuração de outro poço profundo no Recanto dos Pássaros para aumentar o abastecimento no próprio local, no Residencial Vila do Lago, Recanto dos Pequis e das Seriemas e regiões adjacentes. Recuperação da base de sustentação do reservatório do Alphaville, que sofreu grave avaria. Início das obras de alvenaria, instalação de bombas e de energia elétrica mais extensão da rede de abastecimento a partir do poço profundo do Córrego do Soldado, já perfurado.
O diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, afirmou que “a zona rural de Itaúna tem recebido atenção do SAAE. Infelizmente os investimentos anteriores na área não acompanharam o crescimento populacional. Nos finais de semana há grande afluência de sitiantes e visitantes nessas localidades, com aumento considerável no consumo de água. Estamos trabalhando para a recuperação e ampliação do sistema de captação e distribuição para que a demanda de água potável seja suprida da forma necessária”.