A partir de uma reunião realizada no último dia 9 de julho de 2025, na sede do SAAE, uma comissão multidisciplinar, integrada por servidores da Autarquia e da prefeitura municipal de Itaúna, foi referendada a necessidade de instituição do Grupo Permanente de Educação Ambiental. O objetivo maior é a união do SAAE e prefeitura para a prática de ações ambientais que busquem melhorar o meio ambiente itaunense com ações que envolvam as comunidades ribeirinhas do Rio São João, juntamente com alunos da rede de ensino da cidade. De imediato, o Grupo objetiva a construção coletiva de um projeto pedagógico de educação ambiental a ser desenvolvido a partir do segundo semestre de 2025, tendo como público alvo os alunos das escolas municipais, estaduais e/ou particulares, inseridas na bacia hidrográfica do rio São João, inclusive com alcance nas escolas das áreas rurais de Itaúna.
O projeto pedagógico a ser desenvolvido nas escolas, de forma integrada, será elaborado pela servidora Danielle Souza, da secretaria municipal de Educação, e abordará, dentre outros temas: dia/semana da árvore (pertencimento quanto à flora nativa); preservação de nascentes; espécies apropriadas para mata ciliar e plantio às margens do rio São João; mudanças climáticas, e, recolhimento e destinação de resíduos sólidos. Entre ações sugeridas estão a realização de palestras, confecção de cartilhas, visitas temáticas ao horto e outras estruturas do SAAE, atividades lúdicas como o plantio de feijão e girassol pelas crianças, visitas a nascentes recuperadas etc. O Grupo se reúne novamente no próximo dia 6 de agosto de 2025.
Participaram da primeira reunião, Lenice Guimarães – coordenadora do Grupo e gerente superiora de Resíduos Sólidos (e também da coleta de lixo seco e molhado e varrição de ruas), Gil César - Resíduos Sólidos, Aline Guimarães - gerente superiora da ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, Jordane Lima de Queiroz - gerente da ETE, Hélio Machado e Mirza Mendes, respectivamente gerente e técnica ambiental do Horto do SAAE, Liliane Queiroz - gerente superiora da ETA – Estação de Tratamento de Água, Lediane Fonseca - gerente de meio ambiente da secretaria municipal de Regulação Urbana, Priscila Gomes - secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços, Amélia Guimarães e Danielle Souza da SEMED, e, Geovane Vilela - Comunicação Social do SAAE.