- O objetivo da autarquia é modernizar a gestão de pessoas, processos e recursos -
A Prefeitura de Itaúna e a Fundação Dom Cabral (FDC) iniciaram na terça-feira (27) os trabalhos do programa Gestão Municipal em Ação (GMA). O GMA terá duração de um ano e acompanhará os gestores públicos municipais. O programa abrangerá, desde o diagnóstico da realidade local, até as fases de implementação e monitoramento das ações propostas visando o desenvolvimento da cidade. No lançamento do programa, com a presença do prefeito Gustavo Mitre, do vice-prefeito Hidelbrando Neto e de secretários municipais, a FDC apresentou um diagnóstico do município.
Paralelamente, o SAAE já estava empreendendo seus esforços, junto com a prefeitura, para participar com a Fundação Dom Cabral da elaboração comum do Diagnóstico de Gestão, ferramenta necessária para o estabelecimento da estratégia de administração. O diagnóstico final conta com a contribuição de cada secretaria (no caso da prefeitura) e/ou de cada gerência ou chefia de setor, especificamente no SAAE.
Segundo a FDC, o diagnóstico será um valioso insumo para a formulação de políticas de gestão pública e definição de focos e incentivos específicos para a modernização na perspectiva organizacional. A visão do contexto organizacional é então viabilizada a partir de uma análise multidimensional, que contempla estratégia, processos, estrutura, sistemas de informação, orçamento e pessoas.
No dia 14 de maio, como parte efetiva da construção do diagnóstico o diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, realizou reunião com as diversas gerências da autarquia, quando explicou os objetivos da elaboração do Diagnóstico de Gestão da FDC. Na oportunidade, as gerências conheceram o questionário a ser respondido por elas, primeiro passo para o conhecimento e avaliação das metodologias administrativas atuais do SAAE. A partir daí a fundação começa a organizar o Diagnóstico de Gestão a ser aplicado à autarquia, buscando aprimorar os métodos e a estruturas de trabalho do SAAE. O objetivo final é a busca de excelência no fornecimento de água de qualidade à população, coleta e tratamento adequados de esgoto sanitário, gerência dos lixos seco e molhado e de resíduos sólidos.