O Setor de Resíduos Sólidos do SAAE vem ganhando importante espaço dentro das ações de saneamento básico da autarquia itaunense, dentro da nova administração municipal. Com uma equipe renovada, esta área do SAAE ganhou mais fôlego e os primeiros números impressionam.
5.500 unidades de lâmpadas queimadas tiveram correta destinação
Um volume considerável de lâmpadas queimadas estava “estocado” no Ecoponto do SAAE, localizado na rua José Romão, no bairro de Lourdes. Foram 5.500 unidades de lâmpadas diversas, a maioria delas com o componente de mercúrio, metal altamente tóxico ao ser humano e ao meio ambiente. O custo inicial de seu descarte, em torno de 20 mil reais, foi evitado com pesquisa dos funcionários do Resíduos Sólidos no mercado, obtendo-se a destinação correta, sem qualquer custo! Em apenas três meses, a solução para um problema que se arrastava por longos oito anos!!!
De acordo com o Gerente de Limpeza Urbana e Rural do SAAE, Gil César Gonçalves, "as lâmpadas não podem ser jogadas no lixo comum porque são altamente poluentes. O descarte correto obedece à regra de logística reversa, ou seja, devem ser devolvidas em comércios credenciados". Em Itaúna, há um ponto de descarte legalizado no Supermercado EPA da Avenida Jove Soares onde os cidadãos podem fazer o descarte consciente de lâmpadas e pilhas.
Cerca de 2.000 pneus recebem encaminhamento para reciclagem
De janeiro até o início de abril foram descartados 5 caminhões de pneus inservíveis – de motos, automóveis, caminhões, camionetes, bicicletas e até tratores recebidos no Ecoponto – que foram direcionados gratuitamente a uma empresa que pratica a logística reversa e promove a reciclagem ou descarte regularizado dos pneus.
São ações que, por vezes, passam despercebidas ao público itaunense mas que tem grande importância no moderno conceito de saneamento básico, que engloba ferramentas que vão além do tratamento de água e do esgoto. Para o gerente de Limpeza Urbana e Rural do SAAE, Gil César Gonçalves, "Itaúna dispõe de recursos para o descarte correto de quase todas as classes de resíduos especiais, sendo importante informar a população sobre a disponibilidade desses locais de descarte consciente". Além de pneus, o Ecoponto recebe ou recolhe móveis inservíveis, eletrodomésticos e resíduos eletrônicos. Contatos com o ECOPONTO para encaminhamento de destes inservíveis podem ser feitos no 37.3249.5874.