O sistema de abastecimento de água do Córrego do Soldado e Córrego dos Batatas, regiões rurais de Itaúna, vai receber mais um poço artesiano. Localizado na entrada principal do Córrego, o novo poço artesiano já está furado e já foi solicitado à CEMIG extensão de rede no local para a ligação do padrão bifásico. Em seguida, serão realizadas as obras de alvenaria, instalação de bomba elétrica, tubulações e outros equipamentos necessárias para seu funcionamento.
O sistema Córrego do Soldado e Batatas
O sistema de abastecimento de água do Córrego do Soldado e região é bem completo. Ele possui três poços artesianos: poço da Fazenda da Penhora, das Paineiras e das Acácias. São três reservatórios: um de 200 mil litros no alto do Córrego do Soldado, um no Recanto dos Pequis (100 mil litros) e outro no Córrego dos Batatas (50 mil litros). Além disto, no Córrego do Soldado estão em funcionamento quatro ETEs – Estações de Tratamento de Efluentes, compactas, que recebem os esgotos residenciais da região.
O sistema Sumidouro
O sistema de abastecimento de água do Sumidouro, zona rural vizinha ao bairro Nogueirinha, conta com o poço artesiano do Camilote e um reservatório de 100 mil litros. Em função da expansão urbana nesta região são projetos a furação de mais um poço artesiano e instalação de novo reservatório. Porém, em menor espaço de tempo, o sistema Sumidouro vai receber água do reservatório do bairro Morada Nova, que está em fase final de manutenção, aumentando a reservação na caixa local, aumentando o abastecimento das residências na região.
Para aumentar a qualidade e eficiência
O diretor-geral do SAAE, Nilzon Borges, fez uma avaliação desses sistemas e disse que “estamos trabalhando muito para conseguirmos melhores resultados no abastecimento de água e no tratamento de esgoto nas comunidades rurais. A entrada em funcionamento de um novo poço artesiano vai fortalecer ainda mais o abastecimento na região. E vamos fazer, dentro do possível, novos investimentos para aumentar a qualidade e a eficiência no abastecimento dessas regiões de Itaúna”.