O acúmulo de lixo doméstico gerado por moradores debaixo da ponte de acesso ao bairro Sion, na av. São João, defronte ao n° 6.152, no bairro de Lourdes, foi alvo de ação emergencial do Setor de Resíduos do SAAE.
Limpeza de emergência às margens do Rio São João
O acúmulo de lixo doméstico gerado por moradores debaixo da ponte de acesso ao bairro Sion, na av. São João, defronte ao n° 6.152, no bairro de Lourdes, foi alvo de ação emergencial do Setor de Resíduos do SAAE.
No dia 15 de janeiro, por volta de 14 h, equipe deste Setor esteve no local e retirou mais de 12 sacos plásticos com capacidade para armazenamento de 200 litros, de lixo úmido e seco, depositado na margem do Rio, junto à ponte local, onde moram três integrantes em situação de rua. Após coletado, o lixo foi destinado à Coopert/Aterro Sanitário para a devida destinação. A ação teve caráter de emergência porque, certamente, todo o lixo seria deslocado para o leito do Rio São João tornando-se material poluente para o mesmo.
Além da limpeza, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura de Itaúna também foi acionada para prestar o atendimento aos residentes no vão da ponte para retirá-los da condição de moradores de rua.
Muito trabalho pela frente
Basta uma pequena visita às diversas ruas de Itaúna para constatar que aumentaram em número muito considerável os pontos de descarte irregular de lixo seco, muitas vezes misturado ao molhado. Na maioria dos bairros parece ter havido um descontrole do recolhimento de resíduos nos últimos meses de 2024.
Ações emergenciais já estão sendo desenvolvidas pelo SAAE, atendendo às solicitações da população, que denunciam ou apontam esses locais de descarte irregular de materiais. Você pode ajudar neste movimento de limpeza emergencial do SAAE indicando a rua e o local onde está ocorrendo essas ações irregulares. Basta ligar no telefone 37.3249-5800 e solicitar a limpeza adequada.
“Estamos tomando ciência das ações do SAAE, principalmente das inconformidades internas e externas encontradas. Algumas destas ações terão caráter de prioridade, como a limpeza sistemática de descartes de lixo de forma irregular na cidade. Com trabalho e vontade de fazer, temos certeza que no tempo devido o SAAE estará novamente apto a prestar os melhores serviços à comunidade itaunense”, disse o novo diretor-geral da autarquia, Nilzon Borges.