Ir para o conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
05
05 NOV 2021
O que o saneamento básico tem haver com o Meio Ambiente?
O que o saneamento básico tem haver com o Meio Ambiente?

É importante ter em mente que o saneamento básico e meio ambiente são conceitos que estão intimamente ligados, pois implicam diretamente na saúde e na qualidade de vida da população. O saneamento básico está relacionado ao controle e distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública) levando em consideração o bem-estar físico, mental ou social dos indivíduos. O saneamento garante a preservação do meio ambiente, com o destino adequado dos resíduos nos aterros sanitários, ou na coleta seletiva, abastecimento e tratamento da água e manutenção dos sistemas de esgotos. 

A falta de saneamento básico também pode gerar inúmeros problemas de saúde para a população. Existem doenças que podem estar relacionadas à falta de saneamento básico, como: disenteria, giardíase, amebíase, gastroenterite, leptospirose, peste bubônica, cólera, poliomielite, hepatite infecciosa, febre tifoide, malária, ebola e sarampo. 


A pandemia do novo coronavírus evidenciou a importância de ter acesso à água potável para se prevenir contra a Covid-19, além de outras doenças. Uma das principais medidas recomendadas para conter o avanço da doença foi a lavagem adequada e constante das mãos.  


Dessa forma, o saneamento básico promove hábitos higiênicos e controla a poluição ambiental, melhorando, assim, a qualidade de vida da população. 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia