Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Resíduos
Principal   Resíduos -

Itaúna é referência nacional em reciclagem. Graças à participação da população e ao trabalho da Coopert e da Prefeitura, 23% do resíduo coletado é comercializado. A gestão do serviço também é de responsabilidade do SAAE.

5 dicas para manter a cidade sempre limpa:

1.    Não jogue lixo nas ruas e praças.
2.    Coloque o lixo para coleta nos dias e horários corretos. Acompanhe o horário de passagem do caminhão de coleta e só coloque o lixo para recolhimento próximo ao horário.
3.    Evite fazer lixões nas esquinas. O caminhão da coleta passa por todas as ruas da cidade. Então, para quê deixar o lixo na esquina?
4.    Quem trabalha ou mora no Centro não deve colocar lixo para fora antes das 17h. O recolhimento na área central só é feito após as 18h.
5.    Não coloque lixo para ser recolhido aos domingos e feriados. Nestes dias não há coleta. O lixo misturado não será recolhido.

Como diferenciar os tipos de lixo?

Lixo seco
Caixas de papelão, arames, cacos de vidro, canos e tubos, cartões de papel, copos descartáveis, embalagens longa vida (Tetra Pak – plástico, papel e metal), embalagens de alimentos, embalagens de shampoo, desodorantes e cremes, embalagens PET, embalagens de material de limpeza, folhas de caderno, fotocópias, frascos em geral, garrafas de bebidas, impressos, jornais, latas de cerveja, refrigerantes e sucos, latas de óleo, salsicha e outros alimentos, objetos de bronze, chumbo, ferro e zinco, papéis vegetais, parafusos, pregos, potes de produtos alimentícios, rascunhos, revistas, sacos plásticos e de papel, tampinhas.

Lixo molhado
Papel higiênico, absorventes, adesivos, cabos de panelas, cascas de frutas, espelhos, esponjas de aço, fitas adesivas, fotografias, fraldas descartáveis, grampos, guardanapos de papel, papéis laminados ou engordurados, papeis plastificados, papel-carbono, papel de cozinha, papel toalha, tocos de cigarro, restos de alimentos, tomadas, vegetais, vidros temperados (de janelas, box de banheiro e automóveis).

Descartes especiais

Óleo de cozinha
Armazene em embalagem plástica fechada e coloque para coleta junto com o lixo seco. A Coopert faz a reciclagem. Não descarte óleo na rede de esgoto – um litro de óleo polui 20 mil litros de água.

Pilhas, baterias, lâmpadas e medicamentos vencidos
Não devem ser descartados nem no lixo seco, nem no lixo molhado.

Móveis e objetos inservíveis
Agende previamente o recolhimento pelo telefone (37) 3243-6691, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O serviço, realizado desde 2015, é gratuito. O Cata-Móveis é operado por empresa terceirizada e funciona duas vezes por semana. No dia da coleta o material descartado deverá ser deixado na porta da sua residência, conforme o endereço informado. Não haverá coleta no interior da residência.

Entulho
Deve ser colocado em caçambas e não em lotes vagos ou ruas. Atenção: caçamba não é lixão. Caçamba serve apenas para recolhimento de entulho.

Pneus velhos
Devem ser entregues no EcoPonto da Prefeitura, na Rua Luzia Gonçalves Nogueira, 448, Universitário.

Chácaras e sítios onde ainda não há coleta
Traga o seu lixo para a cidade e mantenha as estradas rurais sempre limpas. Os pontos de coleta na zona rural atendem à demanda de quem mora nestas áreas, com recolhimento duas vezes por semana. Nos locais em que a coleta ainda não foi implantada, você pode trazer o lixo para casa e descartá-lo de acordo com os dias de coleta.

Separe o lixo seco do lixo molhado, coloque para recolhimento nos dias e locais corretos, e faça a sua parte por uma cidade melhor!

Dias de coleta

Área 1 (bairros do lado esquerdo da Av. Jove Soares)
Lixo seco – segunda, quarta e sexta-feira
Lixo molhado – terça, quinta e sábado

Centro (exceto região comercial), Antunes, Eldorado, Fazenda da Chácara, Irmãos Auler, Jadir Marinho, Leonane, Lourdes, Morro do Engenho, Nogueira Machado, Nogueirinha, Nova Vila Mozart, Olímpio Moreira, Padre Eustáquio, Piaguassu, Palmeiras, Residencial Veredas, Santo Antônio, Santa Mônica I e II, Santiago, Várzea da Olaria, Vila Mozart, Vila Tavares, Vila Vilaça, Vila Santa Mônica e Universitário.

Área 2 (bairros do lado direito da Av. Jove Soares)
Lixo seco – segunda, quarta e sexta-feira
Lixo molhado – terça, quinta e sábado

Aeroporto, Alaita, Bela Vista, Belvedere, Cerqueira Lima, Cidade Nova, Cidade Nova II, Chácara do Quitão, Garcias, Graças, Itaunense, João Paulo II, JK, Morada Nova, Murilo Gonçalves, Novo Horizonte, Núcleo Residencial Victor Gonçalves de Souza, Parque Jardim Santanense, Pio XII, Residencial Morro do Sol, Residencial São Geraldo, Residencial Santanense, Residencial Três Marasi, Recanto das Peixotas, Santanense, São Bento, São Geraldo, São Judas, Santa Edwiges, Vila Augusto Chaves, Vila Nazaré, Vila Santa Maria, Vila Washington e Tropical.

Centro comercial
Lixo seco e lixo molhado – da segunda a sábado, a partir das 17h

Área compreendida entre a Av. São João (da esq. Da Rua Dr. José Gonçalves até a Av. Jove Soares), Av. Jove Soares (até a Praça Celi), Ruas Getúlio Vargas, Agripino Lima, Dr. José Gonçalves, Marechal Deodoro, Péricles Gomide, Praça Imaculada Conceição, Ruas Zezé Lima, Dr. José Gonçalves e Av. São João.

 

Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 00 de de 0000
Itaúna é referencia na coleta e tratamento de lixo

 
 
 
 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2018.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.