Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Dicas para o dia a dia
Principal   Dicas para o dia a dia -

10 dicas para economizar água:

1.    Lave o carro com um balde. Utilizar uma mangueira pode gastar até 560 litros de água em 30 minutos.
2.    Regue gramas e jardins das 6h às 8h ou após as 19h. Isso evita o excesso de evaporação e o alto consumo.
3.    Não utilize a mangueira do jardim para varrer folhas e outros tipos de sujeiras das calçadas. O correto é usar vassouras e baldes, economizando tempo e água.
4.    Encha a pia para esfregar pratos e talheres. A economia pode chegar a 10 litros de água por dia.
5.    Para descongelar carne e outros tipos de alimento, não use a torneira. O ideal é deixá-los no degelo dentro da geladeira.
6.    Ao lavar vegetais e frutas, utilize uma bacia uma escova vegetal para remover a sujeira.
7.    Máquinas de lavar louças e roupas devem ser utilizadas totalmente cheias. Você diminuiu a frequência de uso, com menor desperdício de água e energia. Reutilize a água para levar o quintal, economizando água e dinheiro.
8.    Vazamentos em canos, torneiras e descargas devem ser consertados assim que detectados. Alguns tipos de vazamento podem causar uma perda diária de 24 litros de água – cerca de 720 litros/mês.
9.    Tome banho no chuveiro no menor tempo possível. Um banho de cinco minutos pode economizar de 30 a 80 litros, se comparado a um banho de dez minutos. Você economiza água, energia elétrica e dinheiro.
10.    Não jogue lixo no vaso sanitário. Tal atitude contribui para elevar o gasto de água.

Como ler o hidrômetro

O hidrômetro é o aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que você abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água que você consome.

O indicador de movimento tem duas funções:
1.    Teste para confirmar pequenos vazamentos.
2.    Sensor no processo de calibração em laboratório com leitor ótico.

O desenho do indicador de movimento varia de acordo com o fabricante.

Os números pretos indicam o volume acumulado em metro cúbico.
Os números e ponteiros vermelhos indicam o volume em litros.

Existem diferentes modelos de mostradores de hidrômetro. Por norma todos eles tem indicadores de metros cúbicos na cor preta e indicadores de litros na cor vermelha (combinação de roletes vermelhos e ponteiros vermelhos ou somente porteiros vermelhos). Todos os modelos são aprovados pelo Inmetro.

Como fazer a limpeza da caixa d’água

O SAAE fornece água de qualidade, mas é preciso cuidar da caixa d’água para que ela não fique contaminada. Além de mantê-la sempre fechada para evitar que insetos, folhas ou outros contaminantes entre em contato com a água, a limpeza da caixa d’água deve ser realizada duas vezes por ano, evitando que resíduos que normalmente se formam no fundo causem doenças como diarreia, hepatite e verminoses.

Passo a passo
Como fazer a limpeza:

1.    Feche o registro, esvazie a caixa d’água e tampe a saída para que a sujeira não desça pelo cano. Esfregue as paredes e o fundo da caixa.
2.    Use somente pano e escova para a limpeza. Nunca use sabão, detergente, esponja de aço ou outros produtos. Retire a sujeira e o restante da água com balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
3.    Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente um litro de água sanitária para cada 1 mil litro de água. Não use essa água por um período de duas horas. Passado esse tempo, esvazie novamente a caixa. Esta água servirá para limpar e desinfetar os canos.
4.    Tampe a caixa para que não entrem pequenos animais e sujeira. Depois abra a entrada de água. Agora a caixa d’água já pode ser usada normalmente.
5.    Sempre que possível deixe as instalações hidráulicas mais visíveis afim de detectar vazamentos e facilitar a manutenção.

Como localizar vazamentos

Teste do hidrômetro

Para checar se há vazamento entre o hidrômetro e a caixa d’água abra o registro do hidrômetro. Feche a boia da caixa até interromper o fluxo de água. O hidrômetro deve ficar parado por duas horas seguidas. Se nenhum ponteiro se movimentar, é sinal de que não há vazamento.

Teste do vaso sanitário

1.    Jogue um pouco de farinha dentro do vaso. Se o pó ficar retido no fundo do vaso, está tudo bem. Se a farinha não ficar parada é porque existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
2.    Retire toda a água do vaso e observe se continua passando água.

Teste da caixa d’água

Para verificar se existem vazamentos entre a caixa d´água e as instalações internas do imóvel, feche a boia. Marque o nível de água. Feche todas as torneiras e chuveiros e não use vasos sanitários por um período de duas horas. Passado esse tempo, meça o nível de água na caixa. Se houver alteração no nível de água é porque há vazamento.

 
 
Galeria de Vídeos:   Ver mais
Publicado: de de
Obras da Estação de Tratamento de Esgoto são retomadas

Com previsão de conclusão para 2018, o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE – foi retomado pelo Município no dia 20 de setembro, após adequações exigidas pelo Ministério das Cidades e reprogramação de contratos, devido às falhas detectadas. Diante do novo planejamento, montagem da estrutura do canteiro e reestruturação da equipe, outubro começou com as obras em ritmo acelerado e muito empenho da atual administração municipal em relação ao cumprimento do prazo que estabeleceu para a entrega do empreendimento, aguardado pela população há décadas.

 
 
 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2018.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.