Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

13/02/2019 às 17:16:00
Projeto Rio São João alerta população Itaunense sobre o tráfico de animais silvestres

O comércio ilegal de animais retirados da natureza e que movimenta o mercado da caça ilegal é crime.

Desde o fim do ano de 2018 até o momento, o Projeto Rio São João recebeu aproximadamente 35 animais silvestres, apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente do Município. Dentre esses animais estão espécies de Psitacídeos (Papagaios e Maritacas), Passeriformes (Trinca-ferro, Papa-capim) e Ramphastos (Tucanos).

A sede ambiental, também já recebeu um Tamanduá-bandeira, que infelizmente não resistiu, uma Coruja Caburé, que ainda se encontra em estado de reabilitação, um Jabuti, Mico e Carcará, que foram soltos na natureza.

Devido ao contrabando, a saúde desses animais pode ficar extremamente prejudicada, o que exige dos servidores que trabalham no Horto, atenção e cuidados especiais. Esses animais, portanto, são encaminhados aos veterinários que apoiam o Projeto Rio São João, para a avaliação do seu estado de saúde.

Alguns animais precisam ser postos em viveiros, até que se reestabeleçam dos danos causados por maus tratos decorrentes do tráfico, a fim de que sejam inseridos novamente em seu habitat natural. Aqueles que não podem ser devolvidos à natureza, por motivo de incapacidade de readaptação são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres-CETAS, em Belo Horizonte.

A parceria entre o Projeto e a Polícia de Meio Ambiente é uma maneira de auxiliar na preservação e conservação da fauna silvestre, realizadas pelos órgãos ambientais de todo o país.

Caso queira contribuir com denúncias contra o tráfico de animais, basta entrar em contato com a Linha Verde do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, pelo 0800 61 8080 ou por meio do Disque Denúncia 181.

Sobre o Tráfico de Animais Silvestre

Segundo a Organização das Nações Unidas-ONU, o tráfico de animais silvestres é uma das atividades ilícitas mais lucrativas do planeta, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas, que chega a movimentar aproximadamente mais de US$10 bilhões por ano, sendo somente no Brasil, cerca de US$1 a 1,5 bilhões.

Levando em consideração apenas o tráfico de animais no Brasil, aproximadamente 38 milhões de exemplares são retirados da natureza e cerca de 4 milhões são vendidos para o exterior.

No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado Crime ambiental conforme legislação em vigor:

O caput do art. 29 da Lei nº 9.605/98 determina a pena de detenção de seis meses a um ano e multa para o crime de “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

 


Fonte: COMSAAE
 
Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 27 de FEVEREIRO de 2018
Projeto Rio São João

Fotos: Hudson de Freitas

 
 
 
 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2019.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet