Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

06/12/2018 às 16:45:00
Jornalistas recém-formados lançam documentário sobre Cooperativa de Reciclagem de Itaúna

Iniciativa visa contribuir para a reflexão sobre a importância da coleta seletiva e da valorização dos profissionais da área

as flores do chorume

Na sexta-feira, 30 de novembro, durante almoço oferecido aos membros da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho - Coopert – pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna - Sindimei, foi lançado o documentário “As flores do Chorume - As mulheres que fazem do lixo uma profissão”. O filme, disponibilizado na plataforma YouTube, conta a história da entidade.

A iniciativa partiu de alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Pitágoras, em Divinópolis. Participaram do projeto Anna Cristina, Dayanne Saar, Hudson de Freitas e Letícia Almeida, que escolheram o tema para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Os jovens jornalistas explicam que o documentário retrata a importância da coleta seletiva para o Meio Ambiente, por meio das representantes do sexo feminino, inseridas em um ambiente hostil e contraditório ao que elas representam para a sociedade, em relação aos conceitos de beleza, vaidade, graciosidade, fragilidade. Além disso, a produção exalta o empoderamento, o espírito de liderança, os preconceitos, o poder coletivo, os olhos, desafios, a resiliência e a sustentabilidade. Tudo isso, faz parte do enredo que transformou e muda vidas, em valores éticos e rentabilidade contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação da natureza.

História da cooperativa

A Cooperativa de Reciclagem e Trabalho – Coopert -  começou a atuar em 1999, por iniciativa de 27 associados. Na época, 100 famílias sobreviviam de forma desumana e arriscada, da separação dos materiais, na antiga “Usina de Lixo”, no Parque Jardim. Os catadores se organizaram e criaram a entidade. No início não foi fácil, mas eles perseveraram e lutaram para alcançar o sonho coletivo.

A Coopert ganhou quatro caminhões do governo federal, por meio do programa Catafort. Um novo galpão de triagem foi construído em 2014, no aterro sanitário de Itaúna, a 17 quilômetros do Centro, com duas esteiras, de 25 metros cada. Atualmente a Coopert conta com 80 integrantes, que realizam a coleta seletiva e triagem dos resíduos sólidos da cidade.

Assista ao Documentário:


Fonte: COMSAAE
 
Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 00 de de 0000
SAAE e Coopert reafirmam parceria e buscam melhorias

Publicado: 22 de DEZEMBRO de 2017
Centro Municipal de Educação Socioambiental

Publicado: 02 de JANEIRO de 2018
Coopert

Itaúna é referência nacional em reciclagem. Graças à participação da população e ao trabalho da Coopert e da Prefeitura, 23% do resíduo coletado é comercializado. A gestão do serviço também é de responsabilidade do SAAE.

5 dicas para manter a cidade sempre limpa:

1.    Não jogue lixo nas ruas e praças.
2.    Coloque o lixo para coleta nos dias e horários corretos. Acompanhe o horário de passagem do caminhão de coleta e só coloque o lixo para recolhimento próximo ao horário.
3.    Evite fazer lixões nas esquinas. O caminhão da coleta passa por todas as ruas da cidade. Então, para quê deixar o lixo na esquina?
4.    Quem trabalha ou mora no Centro não deve colocar lixo para fora antes das 17h. O recolhimento na área central só é feito após as 18h.
5.    Não coloque lixo para ser recolhido aos domingos e feriados. Nestes dias não há coleta. O lixo misturado não será recolhido.

 
 
 
 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2019.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet