Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

02/08/2018 às 16:44:00
SAAE amplia unidade de floculação e aumenta eficiência e qualidade do tratamento de água em Itaúna

Fornecimento de água será suspenso na próxima terça-feira (7) para a execução de testes finais que antecipam a inauguração da obra.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) concluirá até o próximo dia 15, a 2° etapa da expansão dos floculadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) - processo que tem a função de separar da água as impurezas. A obra está sendo executada pela Gerência Técnica Operacional da Autarquia e teve início em junho deste ano.

Devido à necessidade da instalação de sete comportas nos floculadores, o fornecimento de água será suspenso na próxima terça-feira (7), a partir das 6h, em toda área urbana da cidade e nas seguintes comunidades rurais: Lopes, Campos, Alphaville I e II, Recanto dos Manacás, Fazendinha Vale dos Ipês e Bagaginha. A previsão de reestabelecimento do fornecimento de água é quarta-feira (8), às 6h. Algumas localidades podem ter o fornecimento normalizado antes do horário informado.

O SAAE orienta a população para que durante esse período use água com moderação. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento em nosso município. Outras informações pelo telefone (37) 3249-5800.

Entenda o Processo de Tratamento de Água realizado pelos floculadores

1° Etapa: Coagulação-É a parte do tratamento em que a água ainda está em estado bruto. Ela recebe, então, produtos químicos e, numa velocidade mais rápida, começa a aglomeração das impurezas suspensas ou coloidais e aquelas dissolvidas em partículas maiores para que possam ser removidas por decantação ou filtração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2° Etapa: Floculação-Continua o processo de aglutinação das impurezas feitas na coagulação. As partículas se agregam e se transformam em flocos mais pesados que se sedimentam a uma velocidade mais amena. A agitação suave facilita o contato dos flocos, sem quebra-los. Quando a floculação não ocorre, há demora na sedimentação, por isso, é necessário o uso de floculantes, que melhoram a clarificação, a filtração e as operações de centrifugação da água.

 

 

 

 


Fonte: COMSAAE
 
 
 
 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2018.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.