Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

24/05/2018 às 16:58:00
SAAE implanta programa de fiscalização de saneamento básico

Programa Caça Esgoto visa detectar lançamentos indevidos de água pluvial e esgoto industrial nas redes coletoras do Município.

O programa está sendo implantado em toda zona urbana do município e a fiscalização é realizada pela equipe do SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto em parceria com o Setor de Meio Ambiente e Posturas da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, que notificam as empresas e imóveis irregulares.

Com a proximidade da conclusão das obras da ETE-Estação de Tratamento de Esgoto, torna-se necessária a fiscalização de irregularidades na destinação do esgoto industrial sem tratamento e água pluvial de toda a cidade, uma vez que, a ETE deve receber somente o esgoto doméstico.

O lançamento indevido de água pluvial e esgoto industrial na rede de captação, sem o devido tratamento, prejudicará a operação da ETE, por se tratar de um sistema biológico, que requer integridade das colônias de bactérias que decompõem a matéria orgânica.

As empresas e imóveis identificados como irregulares, já estão sendo notificados a se regularizarem dentro do prazo estabelecido, sujeitos às sanções administrativas no caso de descumprimento.

Além de identificar e notificar os responsáveis, o Programa Caça Esgoto contribui para a despoluição dos mananciais de água e eficiência da Estação de Tratamento, e promove avanço na qualidade ambiental com reflexos na melhoria da qualidade de vida da população.

Sobre o Rio São João

Itaúna é o principal município banhado pelas águas do Rio São João, além do fato deste ser o único rio que abastece a cidade, sendo assim de responsabilidade das autoridades locais a sua preservação e recuperação.

A ETE-Estação de Tratamento de Esgoto irá contribuir de forma significativa para a sua revitalização, beneficiando os municípios vizinhos que também compõem a microbacia do Rio São João.


Fonte: COMSAAE
 

Galeria de Fotos:   Ver mais
Publicado: 28 de DEZEMBRO de 2017
Obras da Estação de Tratamento de Esgoto

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, segue a todo vapor. Em dezembro, o índice de execução das obras atingiu 40,8%, ante aos 18% registrados no início do atual governo, em janeiro. Com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2018, o empreendimento foi retomado pelo Município em setembro.

 
 
 
 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2018.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.