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JAN
31
31 JAN 2018
Nota de esclarecimento
Foto Noticia Principal Grande
Cidade Nova II
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Com relação à nota “Moradora reclama de lixo não recolhido de novo, de novo e de novo... mas a taxa é cobrada mensalmente né???” publicada pela página ContraPonto, na rede social Facebook, nesta quarta-feira, 31 de janeiro de 2018, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE vem a público esclarecer:

“Por mais uma vez, a jornalista responsável pela página, Luciene Queiroz, não procurou o SAAE para checar as informações antes de publicá-las, princípio básico do jornalismo e indispensável para a correta apuração dos fatos. Questionada pela prática recorrente, a própria jornalista bloqueou o telefone no aplicativo de conversas WhatsApp, restringindo assim o contato com o Setor de Comunicações da autarquia. O isolamento e a ausência de informações detalhadas sobre as postagens na página dificultam a busca por uma solução. Isso quando não se trata de Fake News, que são notícias falsas ou boatos.

A fim de checar a veracidade da reclamação de que o lixo molhado de determinada moradora nunca seria recolhido, incluindo na última terça-feira, 30 de janeiro, o setor de Comunicação do SAAE esteve na tarde desta quarta-feira na área conhecida como Condomínio Chevel, no bairro Cidade Nova, e no Cidade Nova II, onde existem outras residências construídas pela Chevel. Todos os seis moradores ouvidos na área atestaram o pleno recolhimento da coleta de lixo molhado, bem como a coleta de lixo seco. Os moradores confirmaram que os caminhões tem percorrido todas as ruas dos bairros nos dias de coleta. Durante o trabalho de apuração do SAAE não havia lixo molhado acumulado na porta das residências, conforme atestam as fotografias de várias ruas dos bairros.

Foram ouvidos pelo SAAE os moradores José Marques (Rua 1, 01), Jordana Cristina Reis (Rua 2, 41), Dalva Miranda Silva (Rua 4, 55), Geralda Magela (Rua Clécio Jorge Salomé, 59), Kenia Aparecido Melo (Rua Roberto Rocha, 105) e Micheline Teixeira Santana (Rua Osmar Rodrigues de Lima, 48).

O SAAE esclarece, contudo, que conforme os depoimentos dos próprios moradores, existem pessoas que insistem em fazer o descarte do lixo fora dos dias e horários de passagem do caminhão de coleta, de 7h às 8h nesta área, prejudicando a qualidade do serviço e a saúde pública. Nesta quarta-feira detectamos nos bairros percorridos apenas duas lixeiras depositadas com lixo seco, fora do dia correto de coleta, e uma lixeira com lixo misturado, que não é recolhido.

A Área 2 de coleta de lixo, que engloba os bairros Cidade Nova I e II, tem o lixo seco recolhido às segundas, quartas e sextas-feiras, e o lixo molhado às terças, quintas-feiras e sábados. Não há coleta aos domingos e feriados.

Como diferenciar os tipos de lixo?

Lixo seco
Caixas de papelão, arames, cacos de vidro, canos e tubos, cartões de papel, copos descartáveis, embalagens longa vida (Tetra Pak – plástico, papel e metal), embalagens de alimentos, embalagens de shampoo, desodorantes e cremes, embalagens PET, embalagens de material de limpeza, folhas de caderno, fotocópias, frascos em geral, garrafas de bebidas, impressos, jornais, latas de cerveja, refrigerantes e sucos, latas de óleo, salsicha e outros alimentos, objetos de bronze, chumbo, ferro e zinco, papéis vegetais, parafusos, pregos, potes de produtos alimentícios, rascunhos, revistas, sacos plásticos e de papel, tampinhas.

Lixo molhado
Papel higiênico, absorventes, adesivos, cabos de panelas, cascas de frutas, espelhos, esponjas de aço, fitas adesivas, fotografias, fraldas descartáveis, grampos, guardanapos de papel, papéis laminados ou engordurados, papeis plastificados, papel-carbono, papel de cozinha, papel toalha, tocos de cigarro, restos de alimentos, tomadas, vegetais, vidros temperados (de janelas, box de banheiro e automóveis).

A consciência ambiental é indispensável para a cidadania. Separe o lixo seco do lixo molhado, coloque para recolhimento nos dias e locais corretos, e faça a sua parte por uma cidade melhor!”

O setor de Comunicação do SAAE acrescenta que está a disposição da imprensa, consumidores e cidadãos para quaisquer esclarecimentos, por meio do telefone (37) 3249-5804 e email comunicacao1@saaeitauna.com.br.

Fonte: COMSAAE
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