Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

13/12/2017 às 16:47:00
Importância da limpeza dos filtros da ETA é explicada pelo SAAE

Novo método de lavagem química mantém a qualidade da água oferecida em Itaúna com economia de operação

Qualidade e eficiência na distribuição de água em Itaúna. Este é o resultado da limpeza dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. Realizado nesta quarta-feira (13), o serviço retirou incrustações antigas que comprometiam a eficiência do processo de filtragem, uma das últimas etapas do tratamento da água que tem a função básica de eliminar compostos indesejáveis.

Diretor técnico da empresa responsável pela execução do serviço, Cristiano Tallarico explica que com o passar dos anos a filtragem perde eficiência, sendo necessárias retrolavagens frequentes com o uso de água tratada, o que eleva os custos de operação da ETA. Desenvolvido há poucos anos, o novo método de lavagem química aplicado pelo SAAE permitiu realizar a limpeza sem a necessidade de remoção do material filtrante, composto basicamente de areia e carvão.

O serviço não era realizado em Itaúna há mais de dez anos. O novo método químico já foi adotado em outras cidades mineiras como João Monlevade, Itabira e Lagoa Formosa.

“As opções existentes até pouco tempo eram fazer a troca do material filtrante, seja areia, carvão ou as duas coisas. Foi desenvolvido há alguns anos um processo de lavagem química no local, sem precisar remover o material filtrante”, afirma Tallarico.

O processo constitui na aplicação de um bactericida que decompõe toda a matéria orgânica e um ácido desincrustante, que solubiliza de maneira rápida e eficiente incrustações que aderem aos grãos de areia, seixo e antracito dentro dos leitos filtrantes. “Com isso você retoma a eficiência do filtro. O processo é feito de 4h a 5 horas, sem a necessidade de remoção do material”.


Qualidade e econômia

A interrupção momentânea do abastecimento foi necessária para que os produtos químicos não sejam distribuídos junto à água, embora não sejam tóxicos.

“É um sacrifício que a população faz, mas para gerar um benefício logo em seguida. Passa a ter água de melhor qualidade e mais água disponível. E também aumenta a eficiência e a economia para o SAAE. Porque quanto mais vezes você lava um filtro num determinado tempo, mais custo você gera para o SAAE. Cada filtro desses consome 600 mil litros de água para ser lavado. Essa água fica disponível para a população”, atenta o especialista.


Fonte: COMSAAE
 
 
 
 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2018.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.