Ir para o conteúdo

SAAE Itaúna
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
03
03 MAI 2022
ÁRVORE DO MÊS: JENIPAPO – Genipa americana
enviar para um amigo
receba notícias
JENIPAPO – Genipa americana

Principais características: Altura de 8-14 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas simples de 15-35 cm de comprimento. Fruto baga globoso, grande, contendo polpa adocicada. Ocorre em todo o território brasileiro, exceto o estado do Rio Grande do Sul, em várias formações florestais situadas em várzeas úmidas ou encharcadas. Seus frutos são comestíveis e muito apreciados; quando ainda verdes fornecem suco de cor azulada que é muito consumido e também utilizado como corante; após a maturação fornece polpa comestível aproveitada in natura e na forma de doces, o suco fermentado transforma-se em vinho e licor. A árvore é muito útil para plantios mistos em áreas brejosas e degradadas de preservação permanente, visto fornecer abundante alimentação para a fauna. Floresce em outubro-dezembro. Os frutos amadurecem de novembro a dezembro quase simultaneamente com a nova florada.
O Horto Municipal aceita doações de frutos e sementes de espécies nativas (brasileiras) para produção de mudas. Para mais informações e agendamento para retiradas de mudas ligue ou manda mensagem pelo WhatsApp: (37)99859-3518 ou pelo e-mail: saojoao@saaeitauna.com.br
Foto da flor: Livro Árvores Brasileiras. Demais fotos: Equipe do horto.
Fonte: Lorenzi, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 1. 8ª ed. São Paulo : Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2020.
 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.5 - 03/08/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia