NOTA TÉCNICA DE ESCLARECIMENTO

27/04/2019 às 15:19:00

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna, tomou ciência da matéria veiculada de forma irresponsável pelo Jornal Folha do Povo intitulada como: “ Água está contaminada”, como sendo fruto de “investigação em conjunto” realizada pelas Organizações Não Governamentais Repórter Brasil, Public Eye e Agência Pública.  De acordo com a referida reportagem, o estudo apresenta uma avaliação de resultados das análises de água obtidas junto ao Controle do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Ministério da Saúde, relacionando alguns dos municípios com resultados fora dos limites estabelecidos pela Portaria nos anos de 2014 a 2017.

Cabe esclarecer que o SAAE é regularmente inspecionado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais – ARISB-MG, o qual realiza periodicamente atividades de monitoramento da qualidade da água distribuída.

No âmbito da fiscalização, a ARISB-MG, por meio dos Analistas de Regulação e Fiscalização da Diretoria Técnica Operacional faz visitas recorrentes de fiscalização para avaliação de requisitos técnicos e normativos, no que tange à qualidade da água.

Ressaltamos que são coletadas periodicamente amostras da água distribuída que são analisadas por laboratório acreditado pelo SAAE de forma a verificar o atendimento aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria de Consolidação n°5/2017, anexo XX do Ministério da Saúde e CONAMA nº 357/2005.

Desta forma, a SAAE reafirma aos usuários dos serviços de saneamento que todos os resultados das análises realizadas  em Itaúna, em especial aquelas relacionadas à presença de agrotóxicos, apresentaram resultados dentro dos padrões estabelecidos pela Portaria de Consolidação n°5/2017, anexo XX do Ministério da Saúde, de forma a garantir a potabilidade de água, conforme resultados divulgados em nosso site: www.saaeitauna.com.br

Ademais, a legislação exige que o monitoramento deste tratamento seja realizado de duas em duas horas, durante toda a etapa do tratamento, e ainda mensalmente em toda a cidade e zona rural. Este trabalho é realizado por profissionais especializados que atuam em nossa Estação de Tratamento de Água.

Ante o exposto, a água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados e não apresentam quaisquer riscos para a saúde

O Controle Analítico, análises técnicas, parâmetros e resultados comprovam e atestam a qualidade da água distribuída à população de Itaúna.

Além disso, são emitidos mensalmente relatórios das aludidas análises à Vigilância Sanitária de nosso município, o qual reporta os mesmos à GRS – Gerencia Regional de Saúde do Governo do Estado de Minas Gerais localizado em Divinópolis

Por fim, orientamos a toda a população que desconsidere a notícia veiculada, haja vista que os fatos alegados não condizem com a veracidade dos fatos e tampouco com o nosso compromisso com a população itaunense.

Reafirmamos que o setor de Comunicação do SAAE encontra-se à disposição da imprensa, consumidores e cidadãos para quaisquer esclarecimentos, por meio do telefone (37) 3249-5804 e e-mail comunicacao1@saaeitauna.com.br.