Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   Estação de Tratamento de Água - ETA

Como funciona a ETA?

Ao abrirmos uma torneira não sentimos o longo percurso que a água - este bem precioso e escasso percorre até chegar em nossas casas. A água na maioria das cidades é captada dos rios, que em grande parte, estão contaminados e poluídos. Para evitar que fiquemos doentes é necessário que a água seja tratada antes de chegar às nossas casas. Este processo é feito na Estação de Tratamento de Água.

Etapa 1 A água é captada por gravidade na Barragem Dr. Augusto Gonçalves de Souza e conduzida até a ETA por duas adutoras que saem do Canal de Captação.

Etapa 2 Chegando à ETA, passa pela Calha Parshall onde tem o seu volune medido. Na Parshall aplicam-se o Hidróxido de Cálcio para produzir a acidez (elevar o pH) e o Sulfato de alumínio líquido como coagulante.

Etapa 3 Em seguida a água vai para os Floculadores. Nestes tanques, os produtos misturados com a água vão formar os flocos (bolinhas formadas da sujeira presente na água).

Etapa 4 Após floculada, a água é distribuída para os Decantadores; nestes tanques os flocos se sedimentam, isto é, descem para o fundo e a água irá praticamente limpa para os filtros.

Etapa 5 Nos filtros, os flocos que não ficaram retidos na decantação serão eliminados. Neste processo a água já está clarificada, mas necessita de mais cuidados. Estes cuidados serão aplicados na Caixa de Contato onde a água passará por mais processos, garantindo que o produto final esteja livre de micro-organismos e seja benéfica à saúde.

Etapa 6 A água passará pelo processo de desinfecção, isto é, eliminar o restante de microrganismos causadores de doenças que não foram retidos nos filtros, com aplicação de cloro.

Etapa 7 Continuando a se movimentar dentro da Caixa de Contato, a água irá receber o Fluossilicato de Sódio. A fluoretação auxilia na prevenção da cárie dentária.

Etapa 8
Seguindo o seu caminho a água receberá novamente o Hidróxido de Cálcio o qual reagirá com a acidez da água, corrigindo o pH.

A água já pode ser distribuída sem riscos e com garantia de qualidade para toda a cidade. Da Caixa de Contato, será repartida para o Reservatório Geral e Poço de Sucção nº 2. O reservatório distribuirá cerca de 40% da água tratada para nossa cidade por gravidade através dos anéis. O restante será distribuído por bombeamento através dos reservatórios externos: Mirante, Rosário, Novo Horizonte e Padre Eustáquio.

Para manter as residências sempre abastecidas o SAAE ainda conta com reservatórios nos bairros Cerqueira Lima, Graças, Santanense, Belvedere, Jadir Marinho, Cidade Nova, Veredas, Parque Jardim, Piaguassu, CDI, Tropcal, Lopes, Campos, Peixotas, Chevel, Santo Edwirges, Alphaville e Fazendinha Vale dos Ipês.

A ETA tem capacidade para tratar em torno de 320 l/s. Percebeu como é trabalhoso todo caminho que a água percorre até chegar as nossas casas? É por isso que o SAAE, preocupado em manter a qualidade da água tratada na ETA, mantém uma equipe de técnicos que coletam e analisam diariamente a qualidade da água servida à população em diversos pontos da nossa cidade.

Quem cuida do tratamento?
São os operadores da ETA. Eles tratam e analisam a água em suas diversas fases de tratamento, garantindo assim a qualidade final do produto servido.

eta@saaeitauna.com.br

 

 

« voltar

 
Mapa Localização:
Rua: Nonô Ventura, 394, Lourdes
Itaúna/ MG - 35680-205
Telefone Telefone para contato:
(37) 3249-5800
Atendimento Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira, de 7h às 17h
Receba os informativos do SAAE - Cadastre-se
Instar Internet © Copyright Instar - 2006-2018.Todos os direitos reservados. Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.